Data: 08/Novembro
Local: Associação Atlética São Paulo
Competição: Paulista 4ª Divisão 2009 - 1ª Fase/2ª Rodada
---------------------------------------------------------------------
Seleção Zangão F.S. 5 x 4 Sul America
Gol(s): 1º Tempo: Fernando aos 5' e 25', Rogerinho aos 16'.
2º Tempo: Onório aos 2', Rogerinho aos 23'
----------------------------------------------------------------------
O Zangão foi até a Associação Atlética São Paulo enfrentar a equipe Sul America, em partida válida pela 2ª rodada da 1ª fase do Campeonato Paulista 2009. Vindo de empate na estréia, o Zangão buscava a vitória para alcançar a liderança do Grupo 19. Já o Sul America precisava da vitória para sobreviver na competição.
1º Tempo
O primeiro tempo começou com as equipes se estudando, e o Sul America logo mostrou a que veio, e, aproveitando as dimensões reduzidas do campo, se fechou em duas linhas de três jogadores formando uma parede, esperando a chance de surpreender o Zangão nos contra-ataques. Já o Zangão, devido à forte marcação, rodava a bola o tempo todo, buscando uma brecha para concluir em gol.
Aos 5m40s, em uma linda inversão de bola, Daniel achou Rogerinho livre pela direita, que de primeira bateu cruzado na área e Fernando, se antecipando ao zagueiro, abriu o placar. ZANGÃO 1x0.
O jogo continuava com o Zangão buscando os espaços e o Sul America contra-atacando do jeito que podia, chutando para o gol em qualquer oportunidade que aparecia. Aos 9 minutos, em um contra-ataque, e não poderia ser de outra forma, surgiu o gol de empate, em jogada pela esquerda, concluída com um chute forte do camisa 10. EMPATE 1x1.
O Zangão continuava com a maior posse de bola, alternando jogadas pelas duas alas, surgindo assim algumas oportunidades para ampliar o marcador, como em um chute colocado de Rogerinho, acertando o travessão e de Galinha, que, aproveitando passe de Daniel, chutou forte rasteiro, rente à trave direita do goleiro.
O segundo gol estava amadurecendo e aos 16m40s, em um escanteio pela esquerda, Fernando achou Rogerinho no meio da área, que cabeceou forte para ampliar. ZANGÃO 2x1.
O Zangão jogava bem “com a bola nos pés”, valorizava a posse de bola, mas sem ela dava espaços aos contra-ataques do Sul America, que aos 21 minutos, em outro chute forte, empatou novamente a partida, agora em 2x2.
O gol abateu nossa equipe, e 3 minutos mais tarde, aos 24, viu o adversário virar a partida, em mais um chute forte, cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Glauco. ZANGÃO 2x3 SUL AMERICA.
Resultado a meu ver injusto para um 1º tempo em que o Zangão dominou, sem muitas oportunidades claras de gol, mas com muita posse de bola. Logo após o gol, o técnico Cláudio pediu tempo para ajustar a equipe, que ganhou força nesse minuto final para buscar o empate. Então o Zangão partiu pra cima, mas os zagueiros adversários estouravam a bola para as laterais, um erro, pelo menos contra o Zangão. Aos 25m30s, em um desses laterais, a bola foi colocada na cabeça de Fernando, que, com leve desvio no “primeiro pau”, matou o Goleiro, decretando o empate e o fim do 1º tempo. ZANGÃO 3x3 SUL AMERICA.
2º Tempo
O Zangão voltou com uma postura defensiva mais forte, mas com a mesma forma de jogar com a bola nos pés, valorizando a posse de bola, e logo aos 2 minutos, em um escanteio pela esquerda, a bola foi alçada no "segundo pau" e Onório de primeira bateu forte na gaveta, golaço!!! ZANGÃO 4x3.
Após o gol, o Zangão aumentou ainda mais a pressão defensiva e começou a fazer muitas faltas. Aos 9 minutos, em uma delas, o camisa 5 do Sul America, aproveitando bola rolada, bateu forte no ângulo esquerdo do goleiro Mário. NOVAMENTE EMPATE, 4x4.
Daí em diante o jogo ganhou em emoção, com as equipes perdendo gols, alguns deles evitados pelos goleiros, como em duas ótimas defesas de Mário. O tempo foi passando, os jogadores ficando exaltados, e em um desentendimento, o zagueiro Denis revidou a agressão do atacante adversário, acarretando em cartão azul para os dois, e somando mais uma falta para cada equipe. O Zangão estava com 5 faltas, contra 4 do Sul America, ficando em situação complicada, faltando ainda em torno de 10 minutos de jogo, não podendo errar, cometer a falta e dar a oportunidade ao adversário passar a frente no placar. Mas em um jogo de forte marcação, não poderia ter sido diferente: sexta falta do Zangão e Shoot-out para o Sul America. Só não sabíamos que este seria um lance capital na partida. Enfim, o atacante se preparou para a cobrança na linha a 3 metros da marca de saída, ficando o restante dos jogadores posicionados atrás da linha central do campo, esperando o apito do árbitro. Só que o atacante cometeu um erro infantil, ficando muito longe da bola, dando margem, em uma quadra pequena, para os defensores tentarem o corte. E não deu outra. Após o apito, o atacante nem chegou a dar o segundo toque na bola quando Galinha, que saiu em disparada, chegou atropelando, fazendo a bola sobrar para nosso goleiro. A vontade demonstrada pelo Galinha trouxe novo ânimo à equipe, que se soltou de vez e partiu “pra dentro” do adversário, mas a bola teimava em não entrar. Daí então a estratégia foi cavar faltas sem cometer nenhuma, e deu certo, Galinha driblou no meio-campo e sofreu a quinta falta. Em outro lance, o primeiro árbitro chamou a atenção do zagueiro Xan e do atacante do Sul America que estavam se estranhando, mas malandramente, Xan chamou a atenção do segundo árbitro que pegou uma falta sem bola do atacante, conseguindo assim a sexta falta, conseqüentemente o Shoot-out.
Era a chance da vitória, pois já estávamos aos 23 minutos. Rogerinho se apresentou para a cobrança e orientado por alguns jogadores, “colou” na bola, evitando assim o mesmo erro do adversário. Após a autorização do árbitro, Rogerinho adiantou a bola e bateu colocado na saída do goleiro... GOOL DO ZANGÃO!!! 5x4.
Era só esperar o fim da partida e comemorar uma vitória suada, devido às dificuldades encontradas, como a parede defensiva adversária em uma quadra com dimensões reduzidas, o que prejudicou um pouco nosso toque de bola.
Com a vitória, o Zangão divide a liderança do grupo com o Fênix, que venceu o até então líder Angicos por 7x6, deixando a classificação assim: